O que é Natal ?

O real significado do Natal é celebrar o nascimento de Jesus Cristo e sua vinda a Terra, como Salvador. Jesus veio a Terra em forma de homem para redimir todas as pessoas do pecado. Pecado, esse, que teve origem na época de Adão e Eva, que ao desobedecerem a Deus, acabaram perdendo a pureza e rompendo o elo que os ligavam com Deus. Mesmo com esse acontecimento, o amor de Deus pelos homens nunca diminuiu, pois sempre permaneceu fiel e forte. A maneira que Deus encontrou de recuperar a relação íntima com seus filhos na Terra, foi mandando Jesus Cristo seu filho, para que pelo seu sangue nós fossemos redimidos.
“Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que mundo seja salvo por ele”. – São João 3:17
Antigamente o Natal, não era comemorado como nos dias de hoje e nem no dia 25 de dezembro. A Igreja Católica no século IV d.C. viu que deveria cristianizar as festividades pagãs, com isso, o dia 25 de dezembro, foi escolhido para que a data coincidisse com as festividades romanas. Alguns lugares haviam optado por festejar o Natal em 06 de janeiro, contudo, gradualmente esta data foi associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.
Durante todo mês de dezembro, os romanos, dedicavam as festas que eram realizadas aos deuses. No início do mês de dezembro, por exemplo, acontecia uma festa dedicada ao “nascimento do Deus Sol Invencível”, para comemorar o início do Inverno.
Já de 17 a 22 de dezembro, era realizada uma festa em honra ao Deus de Saturno, a Saturnália e para encerrar as comemorações, o dia 25 de dezembro, era comemorado o nascimento do misterioso Deus persa Mitra, o Sol da Virtude.
Era uma época de muita alegria, festa e também troca de presentes como acontece nos dias de hoje com a comemoração do Natal. Ao invés de proibirem as festividades pagãs, forneceu-lhes um novo significado, e uma linguagem cristã.
A árvore de Natal que conhecemos e que deixa os ambientes mais especiais nessa época do ano foi incorporada a tradição a partir de 1530, na Alemanha com Martinho Lutero.
Numa linda noite de inverno, enquanto Lutero caminhava por uma floresta, ele se deparou com belíssimos pinheiros cobertos de neve. Resolveu então pegar um galho de pinheiro para sua casa e enfeitou da maneira que ele havia visto lá fora, colocando algodão; enfeites e velas. Todos que estavam em sua casa, ficaram maravilhados com aquela novidade.
Já o presépio que representa o cenário do nascimento de Jesus Cristo em uma manjedoura, com os animais e também os Reis Magos, surgiu no século XIII com São Francisco de Assim, que quis celebrar o Natal de um modo mais realista.
Hehe ' Ficou sabendo melhor o que significa Natal?  -Espero que sim
Por = Desconectada-

0 comentários:

Postar um comentário